Pilates Vs Academia

9 Mitos Sobre o Pilates
26 de setembro de 2016
Algumas Dúvidas Sobre Pilates
24 de junho de 2017

Pilates Vs Academia

Pilates VS Academia – Entenda a Diferença

É comum que as pessoas quando resolvem procurar por uma atividade física alternativa a academia cogitem fazer Pilates. Porém é mais comum ainda quando confrontam o valor das mensalidades de cada uma optem por continuarem na academia, afinal alem de ser mais barata muitas das vezes é possível realizar mais de uma atividade como aeróbica e artes marciais.

 

No entanto esse tipo de comparação nem sempre é adequada.

 

Seria como comparar uma atividade tipo corrida a natação e esperar que ambas entreguem de forma idêntica os mesmos resultados e benefícios. Apesar de serem atividades excelentes para o trabalho cardio-respiratório, é fácil notar que os benefícios nos membros superiores é mais evidente quando se pratica natação.

 

Por isso é importante que as pessoas sejam esclarecidas do que se deve esperar de cada atividade física, não é questão de uma ser melhor ou pior mas o que é mais adequado ao que  o cliente deseja.

 

Umas das maiores objeções que existem para quem pretende fazer Pilates é o preço, no entanto essa situação acontece porque a maioria das pessoas não sabe direito quais todos os benefícios que o Pilates pode entregar.  Aqui vale a frase “Você recebe o que você paga”. Se você for observar é comum a quantidade de pessoas que se matriculam em academias e pouco frequentam as aulas, ou não conseguem o resultado que esperado.

 

Acredito que boa parte da causa disso se dá pelo fato das pessoas não saberem direito o que desejam, e pouco conhecem sobre o funcionamento do próprio corpo e como as atividades físicas atuam sobre ele.

 

As vezes sabem a importância de um trabalho cardio-respiratório, mas não sabem a importância de exercitar os músculos de seu Core (Basicamente o tronco do seu corpo), não sabem se as fibras musculares que certo exercício trabalha é superficial ou profunda. Não que seja obrigação do aluno saber tudo isso, mas é essencial que seu instrutor explique o efeito de cada treino sobre seu corpo, e assim saber o que esperar.

 

Qual escolher? A academia é um local que oferece exercícios intensos e que podem melhorar seu corpo, o deixando esteticamente muito bem. Por outro lado você tera que esperar sua vez para dividir aparelhos, muitas vezes suados, enquanto passa de uma serie para outra. Muitas das vezes você realizara series extremamente pesadas que te deixara dolorido e com dificuldades para se mover no outro dia.

 

Alunos de Pilates não sofrem de lesões nos treinos e não ficam impedidos de frequentar as aulas. Normalmente são assíduos e acabam praticando por anos. Alunos de academias, claro sem generalizar, muitas das vezes estão insatisfeitos com as aulas, principalmente por não receberem um mínimo de atenção, e agrande maioria que paga as aulas não tem muito comprometimento em frequentar. Mesmo as aulas custando menos, o aluno que não frequenta a academia de forma regular acaba jogando dinheiro fora.

Sobre essa situação é preciso dizer que você deve estar comprometido com a atividade física em que você escolheu fazer, e não forçar-se em uma rotina de treinos que não combinam com seu estilo de vida. Se você odeia ficar dolorido e sente-se forçado ao entrar em uma academia, essa situação acaba se contradizendo com que deveria ser uma vida saudável. Se você é ciente de que não terá disposição de acordar cedo para ir a uma academia ou mesmo depois do trabalho já se sentirá exausto e também quase não frequentará, acredito que é melhor parar de gastar dinheiro a toa nas mensalidades.

 

Outro ponto importante é que o Pilates precisa superar certos estigmas.

 

Um deles é o preço. Eu sei que para grande parte da população a mensalidade do Pilates está fora da realidade. Porém acredito que academias criaram uma falsa impressão do custo necessário para mantermos nossa saúde. As academias lucram em cima do numero de alunos, e não no resultado alcançado por eles. Desta forma não existe uma quantidade suficiente de professores habilitados que podem te ajudar a alcançar seus objetivos.

 

Na academia, a não ser que você contrate um personal trainer, você entra pra treinar sozinho. No entanto se isso é tranquilo pra você, ótimo, mas como eu disse anteriormente, esse esquema não funciona pra grande parte de quem se matricula.

Os custos fixos com um Studio de Pilates são elevados e a quantidade de alunos é reduzida, desta forma não há um muitas opções para a redução de preço.

 

O Pilates também está cheio concepções erradas. Alguns pensam que é só alongamento. Trabalhamos com alguns atletas do ciclismo masculino que ficaram muito surpresos quando perceberam o quanto o Pilates pode ser desafiador para o seu condicionamento de força. Outros pensam que é “coisa de mulher”. Já outros acreditam ser apenas um tipo de Yoga.

 

De fato ele pode ser todas essas coisas, mas não exclusivamente uma só dessas.

 

Pilates é uma treino para adquirir força e flexibilidade, vendo de forma simples. Você irá fortalecer cada músculo em seu corpo, e com um instrutor qualificado você vai deixá-los muito fortes de uma forma equilibrada, que tudo começa a doer menos e você condicionará o corpo como um todo. Quaisquer problemas posturais ou de lesões específicas relacionadas ao trabalho, ou de sua rotina diária podem ser combatidos com Pilates. A gravidade de lesões cronicas oriunda de seus movimentos podem ser reduzidas.

 

Além disso você vai adquirir força da cabeça aos pés, você vai secar e tonificar os músculos e melhor sua postura. Ocorrendo dor ou lesão grave, ou outras limitações que o impedem de realizar um exercício, que te limite a fazer algum tipo de movimento mas que não te impede de fazer outros, lembre-se que Pilates é um treino personalizado. Dessa forma um instrutor de Pilates pode encontrar um programa que se encaixe na sua situação atual.

 

Você vai perder peso com Pilates? Sim, no entanto, qual seu compromisso com o seu corpo? O que você come, se não é igualmente é mais importante do que o treino que você faz.

 

De fato o Pilates irá melhorar seu condicionamento cardíaco, porém é um treinamento onde a perda de peso não é o seu principal foco. Por isso é recomendado que se o seu principal objetivo seja emagrecer, o Pilates deve ser combinado com uma alimentação adequada e treinos aeróbicas como corrida, caminhada, HiiT ou ginastica.

 

Por último é preciso dizer que se alguém acha que Pilates é uma “modinha” passageira, saiba que essa “modinha” já vem beneficiando as pessoas a quase 100 anos.

 

Eu vejo de perto diariamente esses benefícios em nossos alunos. Eles ficam com os músculos tonificados, sem dores lombares, mais magros, adquirem uma postura correta, passam a dormir melhor, etc… De forma geral você começa a desfrutar mais das suas atividades diárias com menos dores e mais disposição.

 

Nossos clientes com melhores resultados são aqueles que se dedicam visando os benefícios a longo prazo. Eles entendem que o investimento na saúde dos seus corpos é um questão primordial.

 

O essencial na hora de escolher qual atividade física você vai fazer é o seu comprometimento. Afinal é divertido participar de treinamentos novos e agitados. Acompanhar os amigos nesses treinos e seguir a moda fitness do momento é muito legal mas no final do dia tudo isso se vai, e a saúde do seu corpo é o que fica pra vida toda.

Se você deseja conhecer de perto como o Pilates funciona e entender como ele pode te ajudar, acesse AQUI e entre em contato para uma aula experimental gratuita.

 

Um abraço e até mais.

Pilates Vs Academia
Avalie esse conteudo

2 Comentários

  1. Rafael Nagem disse:

    Gostei muito da explicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Shares
Share This
X